Orkut e divulgação

quarta-feira, 24 de junho de 2009

|
O perfil é uma importante ferramenta de divulgação, tem custo R$ 0,00 para ser feito e cria uma “unidade profissional”, uma ideia de grupo, de comunicação feita por uma equipe. Porém, como toda ferramenta de marketing, existem péssimas práticas que além de queimarem com a “cara da banda”, incomodam milhares de usuários:

Perfil 1, Perfil 2, Perfil 3, Perfil 4… perfil 13!:

Situação 1: “Um fã procura pela sua banda no Orkut. Acha o perfil que pede para adicionar em outro perfil, que pede para adicionar em outro perfil e por aí vai. Afinal, qual é o certo para fazer contato?”

Situação 2: “A banda ganha um prêmio, ou grava um novo álbum. Além de atualizar essas notícias em diversos canais (Site próprio, Trama Virtual, Palco MP3, Myspace…) ainda tem que atualizar nos 13 perfis criados…“

Situação 3: “Um produtor quer fazer contato com a banda, mas fica perdido com tanto perfil. Acaba mandando uma mensagem pelo pefil IV. Será que a banda vai responder a tempo? Alguém fica monitorando os 13 perfis todos os dias?“


13 Perfis ao todo, os outros 12 lotados. Acreditem ou não, o site De Ouvidos encontrou uma banda com este bizarro número de profiles orkutenses… A banda pode se gabar por ter quase 13.000 “amigos”? Melhorando a pergunta: para que criar mais de um Perfil, se isso acarretará em:

* - Locais diferentes para responder e atender aos fãs;
* - Mais espaço para receber SPAM e, portanto, mais difícil de ler os bons recados direcionados a banda;
* - Mais logins, mais e-mails, mais trabalho na atualização das informações.

O Orkut limita cada perfil a ter 1000 amigos por motivos lógicos (quem tem mais de 1000 amigos e mantém contato com todos?) e também desempenho geral do site. As comunidades foram criadas justamente para reunir fãs e interessados. É a melhor maneira de agrupar. Se está pouco visitada, as raízes do problema vão longe: desde o desinteresse de postar, a falta de tempo, ao número milionário de Comunidades, etc. Neste mar de tubarões a sua banda precisa abusar de inovação e criatividade para obter a participação das pessoas.

Sugestões para resolver o problema:

* - Mantenha somente um Perfil por banda/artista;
* - Adicione como amigo só quem pedir e quando este número chegar a quase mil, certifique-se de que todos estes amigos estejam na Comunidade da banda. Aí você pode removê-los do perfil, tudo isso sempre às claras (escrito e explicado no Orkut da banda);
* - Encoraje os fãs a participarem da Comunidade da banda ao invés de adicionarem os perfis como amigo. Na própria comunidade, fica mais fácil divulgar a banda e montar campanhas promocionais.

Fonte: De ouvidos

1 .:

Anônimo disse...

se manter cuidado com todos os perfis, não vejo porque não ter, quanto mais gente adicionar, mais visibilidade para seu trabalho. DISCORDO!

Postar um comentário

Não se esqueça de comentar!
Registre aqui sua opinião sobre o assunto e o que achou dele.
Nós agradacemos. ;-)

 
diHITT - Notícias