Internet e verbalização

quarta-feira, 15 de julho de 2009

|
10 anos atrás você não imaginava que algum dia alguém diria: Preciso googlar isto; e que isto, seria considerado normal.
Reduzindo o tempo: 5 anos atrás você não imaginava alguém dizendo: Interessante, vou twittar isso!
Orkutar, googlar, twittar.. nada mais é que a verbalização que vem da necessidade de ter uma linguagem prática que carregue seu significado.
A cada programa, função ou novidade que a tecnologia e a internet disponibilizam, mais verbos são incorporados ao vocabulário do cotidiano.

Quando criar novas palavras é errado
“Não acredito que seja algo errado”, diz Ricardo Yamashita Santos, pesquisador de linguística e discente da Universidade Federal do Rio Grande de Norte (UFRN). Para ele, esse caso é diferente de “americanizar” a língua como falar "hot dog" no lugar de “cachorro-quente” ou "self-service" ao contrário de “comida por quilo”.

Como elas estarão no dicionário
De acordo com Ricardo Yamashita Santos, para uma palavra nova constar no dicionário da língua portuguesa deve ocorrer um fenômeno chamado “variação linguística”. Quando a palavra se torna mais usada do que um termo que já existia com o mesmo sentido. Caso da palavra “download” que superou o uso do verbete “baixar”. “Isso ocorre tendo um embasamento de pesquisa sociolinguística, que considera essas variantes por meio de estatísticas”, diz.

0 .:

Postar um comentário

Não se esqueça de comentar!
Registre aqui sua opinião sobre o assunto e o que achou dele.
Nós agradacemos. ;-)

 
diHITT - Notícias