Por que sonhamos que caímos

terça-feira, 21 de julho de 2009

|
Acontece com todos. Às vezes torna-se sequência. Depois que começa, fica a semana toda nisso, até, de repente, parar.

Mas primeiro vamos entender o que é um sonho:
A primeira ideia de Freud confirmada pela ciência é a de que os sonhos seriam restos do dia. Ou seja: algo que acontece com você durante o dia é refletido durante os sonhos. (...)
O que isso significa? “Significa, por exemplo, que, se uma pessoa teve hoje uma experiência marcante, a chance de essa experiência entrar em seu sonho é muito grande”, diz Sidarta Ribeiro, diretor de pesquisas do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN–ELS).


Sonhando com quedas
Você está caindo, caindo, caindo... e então acorda. Este é um sonho muito comum e dizem simbolizar insegurança e ansiedade. Alguma coisa na nossa vida está fora de controle e não há nada que você possa fazer para resolver isso. Uma outra interpretação é que você tem um sentimento de falha em relação a alguma coisa. Talvez não esteja indo bem na escola ou no trabalho e está com medo de ser demitido ou expulso. De novo, você sente que não pode controlar a situação.


Vi outras explicações de sonhos que são bem interessantes. Vamos a elas:

Ficar nu em público
A maioria de nós já sonhou que estávamos na escola, no trabalho ou em algum evento social e, de repente, percebemos que esquecemos de colocar as roupas! Especialistas dizem o que isso significa:

* Estamos tentando esconder algo (e sem roupas fica mais difícil fazer isso).
* Não estamos preparados para algo, como uma apresentação ou teste (e agora todos vão saber, pois estamos expostos).
Se estamos nus e ninguém nota, então a interpretação é que, seja lá do que temos medo, ainda não foi descoberto. Se não ligamos que estamos nus, a interpretação é que estamos bem com quem somos.


Sendo perseguido
O sonho de perseguição pode ser muito aterrorizante. O que isso, em geral, simboliza é que você está fugindo de seus problemas. E depende de quem o estiver perseguindo para descobrir qual é o problema. Pode ser um problema no trabalho, ou talvez algo com você mesmo que admite ser ruim. Por exemplo, você pode estar bebendo muito e seu sonho pode te dizer que a bebida está se tornando um problema real.


Ter uma prova (ou esquecer que você tem uma)
Você de repente percebe que deveria fazer uma prova naquele momento. Talvez você corra pelos corredores e não entre na sala de aula. Este tipo de sonho pode ter muitas variações que têm significados similares. Talvez sua caneta não escreva e não possa finalizar suas respostas. O que os especialistas dizem é que isso pode significar que está sendo minucioso em relação a algo ou se sentindo testado, quem sabe você esteja enfrentando um desafio e não acha que está preparado. Você não se sente preparado ou capaz de realizar a prova. Isso pode também significar que há algo que você descuidou e sabe que aquilo precisa de sua atenção.


Voando
Em geral, sonhar que você está voando significa que está por cima. Você está no controle das coisas com as quais você se importa ou talvez apenas ganhou uma nova perspectiva das coisas. Também pode significar que você pensa que ninguém e nada pode derrotá-lo. Se você está tendo problemas em manter o seu voo, alguém ou algo pode estar em seu caminho. Se você estiver com medo enquanto voa, pode ter desafios com os quais não se sente confortável.


Correndo, mas indo para lugar nenhum
Este tema pode também ser parte do sonho de perseguição. Você está tentando correr, mas tanto suas pernas não podem se mover quanto você simplesmente não está indo a parte alguma, como se estivesse em uma esteira. De acordo com algumas pessoas, este sonho significa que você está fazendo algo em excesso. Você está tentando fazer muitas coisas ao mesmo tempo e não pode dar conta de tudo ou seguir em frente.


Seus dentes estão caindo
Neste sonho, elas podem sentir algo estranho na boca e então cuspir dentes na mão até que, por fim, perdem todos os dentes. De acordo com algumas pessoas, nossos dentes estão relacionados a nosso senso de poder e a nossa habilidade de comunicação. Perder nossos dentes não somente nos deixa envergonhados por nossa aparência, impedindo nossa comunicação, como também reduz nossa força porque não podemos falar. É também associado com sentimentos sobre nossa aparência.


Sonhos e pesadelos recorrentes
Muitas pessoas têm o mesmo sonho ou um semelhante várias vezes, por um curto período de tempo ou a vida toda. Os sonhos recorrentes em geral significam que há algo na sua vida que você desconhece que é causado por algum tipo de estresse. O sonho se repete porque você não solucionou o problema. Uma outra teoria é que as pessoas que têm sonhos recorrentes têm algum tipo de trauma no seu passado e estão tentando lidar com isso. Neste caso, os sonhos tendem a diminuir com o tempo.

Os pesadelos são sonhos tão angustiantes que, em geral, nos fazem acordar pelo menos parcialmente. Os pesadelos podem ocorrer em qualquer idade, mas são mais frequentes na infância. Os pesadelos, em geral, causam fortes sentimentos de temor, medo ou ansiedade. Suas causas são variadas.
Algumas medicações causam pesadelos (ou podem causar se você interromper a medicação bruscamente). Eventos traumáticos também causam pesadelos.


9 .:

introspectivasim disse...

Muito bom esses post, sempre tive interesse pelos estudos de Freud, não só esses que falam so=bre sonhos, como também os que abordam o comportamento humano como um todo? Porque as pessoas mentem para conseguir vantagens, será que aquelas pessoas que fazem tanto estardalhaço e tanta questão de passar uma imagem fantástica de felicidade; será que essas pessoas são felizes de verdade ou são apenas indivíduos inseguros e frustrados que tentam passar uma falsa imagem para não terem de enfrentar suas frustrações?

Estudos Freudianos. Está aí um assunto que me fascina.

Um grande beijo!!

Copyright disse...

É muito interessante analisar estas coisas. Comportamento é algo complexo, creio. Mas é um assunto que vale muito a pena ser discutido, pois melhor que entender os outros, com isso passamos a entender mais sobre nós mesmos.

Miss Jay disse...

Freud num disse que sonhos são restos do dia. Ele postulou que os sonhos são conteudos de origem inconsciente, resultados das pulsões do id, onde se localizam nossos desejos, pulsões de vida e de morte que foram reprimidos ou não pelo nosso desenvolvimento psicossexual.
A psicanalise acredita que os sonhos são carregados de conteudos simbolicos do nosso inconciente.
é beeem mais complicado que isso.

Mas legal seu post

Antonio Augusto disse...

Ja ouviram falar de um livro publicado em 1852 por Hippolyte Léon Denizard Rivail, com o título original de Le Livre des Esprits (O livro dos Espiritos)? onde o autor, um homem de ciencia por formação, fez extensos e serios estudos concluindo entao da existencia dos espiritos, de que a vida cmo a conhecemos é mero esboço de uma realidade muito mais dinamica e inteligente. Concluindo também que todos nos somos sim seres muito bem elaborados, complexos, que estamos constantemente em contato com nossa pátria, nossas origens. Que o dormir é apenas deixar o corpo e partirmos para nossos interesses por onde nos afinizamos, que a sensação de cair é um retorno brusco ao nosso querido corpo, um fenomeno que confunde nosso cerebro e causa esse mau estar.
Ta lançado ai mais uma idéia, mais uma fonte muito bem elaborada de pesquisa.

Copyright disse...

Antonio Augusto
Muito interessante esse livro pelo seu comentário. Vou procurá-lo.
Mas já deixo adiantado que não acredito na existência de um espírito.
Mas isso não me impede de ler um livro que parece ser bem interessante, claro.
Obrigado. ;-)


Miss Jay
Se eu escrevesse e pesquisasse tudo que Freud pensou a fundo, só a introdução do post teria o tamanho que possui sem a explicação dos sonhos.
O bacana é que as pessoas fiquem interessadas no assunto e pesquisem por si. O post foi um meio de trazer interesse em quem ler. ;-)

Adrian Fantastic disse...

Essa foi foda cara, pq sonhamos q caimos, já q vc falow eu sonhei uma vez que tava caindo, nossa foi cruel, levantei dando gritos. Este post me fez lembrar daquele meu sonho ^^ que briza,
belo post companheiro, continua assim.

Copyright disse...

Pois é, esses sonhos costumam parecer reais. Eu sonhava muito que estava voando, e geralmente não conseguia me manter voando. rs Eu sentia um meeedo.
Obrigado parceiro! ;-)

Anônimo disse...

GOSTEI MUITO DA EXPLICAÇÃO. É UMA ÓTIMA LEITURA PARA AS PESSOAS QUE PROCURAM AJUDAS RELIGIOSAS PARA O SIGNIFICADO DOS SONHOS!!!!

Fillype Rodrigues disse...

Eu tenho um sonho, que estou correndo dou um "super salto" quase voando, caio com medo de me quebrar todo, mais quando bato no chão pulo denovo, como uma mola meio que não da pra parar de pular. Alguem tem ideia do que isso significa?

Postar um comentário

Não se esqueça de comentar!
Registre aqui sua opinião sobre o assunto e o que achou dele.
Nós agradacemos. ;-)

 
diHITT - Notícias