Os hoax da internets

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

|

Nessa internet circula muita coisa sem sentido. As mentiras que as pessoas inventam e espalham por aí se chamam hoax. O motivo pelo qual inventam bobeiras ainda é desconhecido, mas inventam e você deve se precaver para não cair ou até mesmo, não acabar disseminando tais bobagens.
Alguns hoax possuem algum objetivo, como aquele que orientava a pessoa a excluir um arquivo do computador dizendo ser vírus, quando na verdade, era responsável por depurar erros de programas em java.
Outros hoax são realmente incompreensíveis, como é o caso do número que fica embaixo do leite longa vida; disseram que esse número indicava a quantidade de vezes que o leite foi reciclado. Reciclado? Financeiramente falando, compensa mais jogar o leite velho fora e tirar um novo que reciclá-lo.
Outro hoax muito conhecido é aquele que diz que o Orkut se tornará pago. Quem nunca recebeu um scrap avisando sobre isso?
Diariamente muitas caixas de e-mail são abarrotadas por mentiras incabíveis e pessoas desinformadas são as principais responsáveis por espalhar para todos seus conhecidos tais mentiras.
A última que eu lembro ter visto foi essa cobra aí em cima, por isso optei em colocá-la como imagem.
Alguns outros hoax que me recordo são alguns exageros de vestibulares e enem, onde contam que fulano carimbou o pé na prova explicando como chegou até o local da prova e tirou 10.
Também há os textos que pessoas escrevem e colocam o nome de gente conhecida. É o caso do texto como pedir uma pizza em 2015 e o msn, por Arnaldo Jabor.
Se formos contar imagens, esse post não terminará hoje.
Quem nunca viu essas imagens:


 
Tudo montagem. Bem feitas, mas são.
Outras coisas bem chatas são aquelas mensagens que se você ler e não passar para 3847857439 pessoas seu dia será horrível, você será amaldiçoado e afins.
Aquelas meninas que morrem na cerca, de bicicleta e depois te mandam e-mail dizendo que você deve repassá-los para que a alma delas possam descansar também são um pé no saco.
Algumas dicas para não cair nestes hoax são válidas:

- E-mails que você deve repassar para todos seus contatos ou para o máximo de pessoas possível;
- E-mails apelativos, exagerados demais ou que atingem seu emocional;
- Imagens ou vídeos de coisas irreais;
- Promoções exorbitantes, ou promoções em que você só ganha se espalhar o recado para o maior número de pessoas possível;
- E-mails de bancos, e-mails avisando sobre segurança que pedem para você baixar um arquivo para proteger seu computador;
- Pessoas que morreram e precisam da sua ajuda para descansar;
- Pessoas que estão precisando de ajuda ou de transplante e pedem gentilmente para você avisar a todos os seus contatos sobre isso.

Enfim, há uma infinidade de dicas. Mas a melhor coisa é a atenção, antes de se comover com o recado e resolver passá-lo cheque a veracidade do assunto em fontes confiáveis.
Um texto bacana para ler mais sobre isso, é: Hoax: a corrente dos boatos, das lendas e dos golpes

3 .:

Maniac Man disse...

O primeiro hoax que recebi dizia que uma menina estava com uma doença rara e que devia ser repassado para que talvez um cientista ou médico se interessasse pelo problema dela. A doença era "Ohwh Atafo Oliam" que não passa de uma maneira 'diferente' de escrever "Oh como eu sou trouxa" em inglês. Eu repassei a minha maneira pois não conhecia outra pessoa com e-mail em 1993. Imprimi e levei ao hospital onde minha filha estava na UTI, com coqueluche. Outro hoax que julgo importante alertar é um que relata haver fundos não reclamados em países africanos, milhões de dólares de funcionários corruptos que precisam ser movimentados e oferecem para você 75% dos valores caso vc pague alguns milhares de dólares de taxas bancárias para a movimentação da "bolada". Este golpe já foi a maior fonte de renda de um país africano que não recordo o nome. Na verdade é claro que vc perde o dinheiro que depositou para "movimentação" da conta e, em casos mais graves, vc é assassinado quando viaja até lá para retirar sua "fortuna". Eu alertei todas as redes de televisão quando recebi esta mensagem, mas como internet não era uma notícia de massa, que desse audiência, não me deram a mínima bola e nem sequer responderam.

Maniac Man disse...

Aquele e-mail de origem africana q eu citei no comentário anterior não é um exemplo de hoax, é golpe mesmo pois não tem a instrução clássica de "repasse, repasse, repasse". Outro detalhe interessante nestes hoaxes é que naqueles casos de crianças desaparecidas geralmente o numero de celular tem 7 ou 9 dígitos. Parece q os spammers fazem isto de maneira intencional, como que zombando mesmo da "inteligência" das antas q repassam este tipo de mensagem pois não são capazes nem de constatar que o número é inválido. Lamentável...

Copyright disse...

Estava vendo minha caixa de e-mail e acabei de lembrar que tenho um e-mail muito nonsense que deixei lá:
LEIA ESSA CARTA DE UMA MENINA DE 16 ANOS QUE MANDOU PARA O SBT.
E o final diz:
A atitude dos internautas que concordam com esse texto deve ser a mais simples possível:
Repassar a todos os amigos de sua lista.

Haha, pior que passaram para mim. "/

Postar um comentário

Não se esqueça de comentar!
Registre aqui sua opinião sobre o assunto e o que achou dele.
Nós agradacemos. ;-)

 
diHITT - Notícias