Provas: por que a redação é importante

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

|


Qualquer pessoa que fará uma prova sabe - ou pelo menos deveria saber - que a redação é a parte mais importante, é a parte que mais conta pontos.
Seja em vestibular, seja em uma simples prova da escola, enfim, a redação é, realmente, a maneira mais eficaz de avaliar o aluno.
É bem simples imaginar o porquê de ser tão importante; primeiro que não é possível copiar uma redação; segundo que todo o texto saiu da cabeça do criador, o que torna possível avaliar o conhecimento que o aluno possui sobre o assunto; terceiro que, por mais que não aparente, português ainda é importante nas provas.


Mas após ter visto tantas pérolas por aqui, fico pensando de que maneira as pessoas escrevem uma redação.

Para poder explicar melhor o porquê das redações serem tão importantes, perguntei a coordenadora de uma escola e ela respondeu da seguinte maneira:

A redação é importante não somente para avaliar o português de quem escreve, mas para saber qual visão de mundo a pessoa possui, pois só com muita leitura e buscando muita informação você poderá dominar um assunto. Se a pessoa não é capaz de compreender o que o tema exige, ela provavelmente lê pouco, possui algumas limitações. E uma redação é capaz de avaliar até o desempenho como profissional de quem escreve. Quando avaliam uma redação, avaliam também o quão coerente a pessoa está sendo e o quão crítica ela é.

Se você possuía alguma duvida sobre redação, ou não entendia o porquê de um simples texto ser tão cobrado nas provas, agora passou a entender.
E após saber disso, como ficam nossos queridos blogueiros assassinos do português? Será que se eles escrevesse uma redação eles sairiam muito prejudicados? rs

0 .:

Postar um comentário

Não se esqueça de comentar!
Registre aqui sua opinião sobre o assunto e o que achou dele.
Nós agradacemos. ;-)

 
diHITT - Notícias