O que é filosofia?

quinta-feira, 22 de abril de 2010

|
Ainda há muitas pessoas que não sabem o que é filosofia, que não fazem a menor ideia mesmo!
Pensam que filosofar é olhar para o céu e pensar: Ser ou não ser, eis a questão.
Ou então, pensam que filosofar é questionar e encontrar respostas para assuntos complexos como liberdade aprofundada em filosofia.
Se você ficou sem saber o que é filosofia até hoje, agora você vai saber e de forma bem fácil! ;-)




Questionar: Filosofar é perguntar, mas como eu disse acima, não é fazer perguntas exorbitantes. Qualquer pergunta simples é filosofia, mas a filosofia consiste em passar do senso comum para o senso critico.
Exemplificando:
Algum conhecido seu assiste a um filme e depois te diz que o filme é ruim, que não vale a pena assisti-lo; você, na onda do seu conhecido não assiste tal filme. Isso seria o senso comum.
Então, depois você para e pensa:  vou assistir o filme e tirar minhas próprias conclusões a respeito do filme, descobrir se para mim o filme é ou não é bom. Isso passa a ser senso critico, pensar por si mesmo.

Respostas: Ao contrário do que algumas pessoas ainda pensam, na filosofia não se buscam respostas, filosofar é a indagação constante. Já ouviu aquela frase manjada "não são as respostas que movem o mundo, e sim as perguntas"? Pois então, é isso que vai te motivar a filosofar, quanto mais você perguntar mais curioso irá ficar e diversas possibilidades surgirão, mas sem nenhuma resposta.

Filósofos: Gostar de filosofia não significa que você obrigatoriamente precise ler e conhecer a vida e os pensamentos dos filósofos famosos. É claro que isso vai ajudar em um trabalho escolar ou numa conversa com alguém que gosta de leitura, mas não sinta-se obrigado a ler livros de filosofia.
No entanto, esses livros te ajudarão a ficar mais apto a questionar, farão você pensar coisas que não havia pensado antes, observar coisas que não havia observado antes. Por isso, para se aprofundar em filosofia é sempre bom ler ou conversar com alguém que sabe mais da área do que você.

Conclusão: Resumindo os três pontos que citei, a filosofia é a questão e a observação. O senso critico muitas vezes de modo simples, sem nada de intelectual.

E então, deu para entender? ;-)

0 .:

Postar um comentário

Não se esqueça de comentar!
Registre aqui sua opinião sobre o assunto e o que achou dele.
Nós agradacemos. ;-)

 
diHITT - Notícias