Orkutização da internet

sábado, 28 de novembro de 2009

|
Tempos atrás falou-se muito sobre a tal Orkutização do Twitter, e o fato é que vivemos ela hoje; para você que não queria que isso acontecesse, perdeu preibói isso aconteceu!
Mas se tem uma coisa que eu nunca vi as pessoas comentando, é sobre a orkutização da internet; talvez por ela já existir há tempos.
Para você que não sabe, orkutização da internet é o que as pessoas definem hoje como conectar-se à internet: criar um perfil no orkut, mantê-lo;
criar um blog para falar de sua vida;
criar um flog para exibir fotos;
criar um twitter para mandar recados aos famosos;
criar uma conta no msn;
humilhar-se por um convite para o novo orkut;
frequentar o bate-papo.

Espera aí, essa visão que a maioria das pessoas têm sobre internet está totalmente deturpada! Não que ela não possa ser usada para isso, mas ela não serve somente para isso.
Isto que eu considerado orkutização da internet, pois grande parte das pessoas hoje veem o orkut como um lugar para mandar recados meigos, fazer amigos, encher o álbum de fotos, enfim.

Estive conversando com uns colegas sobre o Google Wave e a maiora respondeu: ele será invadido por miguxos para falarem besteiras e usarem a ferramenta da maneira que bem entenderem.
É, estas coisas novas que surgem o tempo inteiro nunca determinam a maneira que você deve usá-la, mas claro que seria muito mais produtivo usar o google wave, por exemplo, para fazer trabalhos mais dinâmicos já que ele pode ser visto como um e-mail aprimorado.

Deixando a opinião dos colegas de lado, o fato é que as pessoas conhecem e mantém uma relação com a internet de uma maneira muito estranha, e pare de falar mal do Brasil pois não é só aqui que isso acontece.

Se um dia a situação irá mudar eu ainda não sei.
Com esse programa do governo que incentiva as pessoas a comprarem computadores sem antes ensiná-las a usar só faz com que eu pense uma coisa: que o processo de adaptação da  grande massa com o computador e a internet irá demorar muito, muito tempo; mas isso já é assunto para outro post!

3 .:

Maniac Man disse...

Tu tá certo, há uma orkutização da internet, mas o q está acontecendo penso ser uma adaptação natural da internet à "necessidade" das pessoas que não trabalham com tecnologia. Eu vivenciei quase todas as fases da internet no Brasil, desde quando não era aberta ao público. Então era de se esperar esta massificação da internet. Assim como tu lamenta hoje a "orkutização", lamentamos a "mercantilização" da internet em 1995. Assim como a TV poderia ser um poderoso instrumento de educação e ensino e não é usada para isto, o mesmo acontece com a internet e a tendência é uma convergência, uma fusão entre TV e internet. Então como diz um colega meu: "Calma que vai piorar."

Unknown disse...

Haha, explique a mercantilização pois eu não entendi.

Maniac Man disse...

"Mercantilização" foi quando o governo permitiu que empresas oferecessem acesso à internet, que até aquele momento era oferecida de graça por universidades e institutos de pesquisa a alunos, pesquisadores e alguns funcionários. Percebemos ali que a união, cooperação e espírito colaborativo que reinava na internet tupiniquim iria acabar. Era natural q tomasse este caminho mas lamentamos.

Postar um comentário

Não se esqueça de comentar!
Registre aqui sua opinião sobre o assunto e o que achou dele.
Nós agradacemos. ;-)

 
diHITT - Notícias