Nem tudo é preconceito

domingo, 25 de abril de 2010

|


Estava assistindo esse vídeo do Legendários, que por sinal, tem a parte sobre preconceito um pouquinho interessante. Quer saber por que só um pouco? Veja:
não é possível classificar escolha como preconceito ruim*.
Eu me coloquei na situação entre escolher um massagista gay, negro e uma mulher para poder raciocinar melhor a respeito do vídeo.

Eu escolheria uma mulher entre um homem e um gay para massagear-me, sabe por quê? Porque eu iria procurar pela pessoa que melhor massageia, e como eu não sei quem faz melhor, basear-me-ei no que eu já sei: mulheres são mais delicadas para esse tipo de coisa.


E se fosse para escolher entre um homem e um gay, eu também iria escolher o gay, e seria pelo mesmo motivo.
Quando as pessoas escolheram o gay e não o negro, não foi porque o homem é negro, e sim porque ele é homem. Muitas pessoas, assim como eu, tem a ideia de que o homem é mais desajeitado para fazer esse tipo de tarefa.
Então esse tipo de "teste" não pode ser visto como válido para qualificar alguém como preconceituoso.

*Quando eu escrevi "preconceito ruim" eu quis dizer que: pré-conceito a gente tem a todo momento, este caso envolve sim um pré-conceito. É a ideia de que a mulher e o gay são mais delicados para massagear. Mas não está ligado a ideia de inferiorização de etnias ou estereótipos.

3 .:

guacamole disse...

É, não adianta negar: todos temos pré-conceitos. Aquele da massagem ficou prejudicado pois é o "óbvio ululante" como alguém dizia: claro que vamos preferir alguém mais delicado prá fazer a massagem. Quanto a associar a imagem do negro com roubo é preconceito puro mesmo. Mas existe ainda o preconceito social. Podiam testar com um negro de terno e gravata e um branco mal vestido. Acho q no Brasil pega mais é o preconceito sócio-econômico mesmo. (sócio-econômico perdeu o hífen? foda-se, odiei esta mudança ortográfica mesmo...)

Ricardo disse...

Concordo com o guacamole.. Aqui no Brasil, é diferente dos EUA, que tem um preconceito racial muito forte.. Tanto de branco para com os negros quanto o contrário também pe muito forte, se não até maior.

Já aqui no Brasil, é só ver um cara mal vestido que já olhamos de lado e desconfiamos do camarada...

Unknown disse...

É importante ressaltar mesmo que no caso do roubo foi preconceito sim, mas no caso da massagem é muito difícil afirmar por causa dos motivos que eu já citei.

Postar um comentário

Não se esqueça de comentar!
Registre aqui sua opinião sobre o assunto e o que achou dele.
Nós agradacemos. ;-)

 
diHITT - Notícias