Quanto custa um iPod

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

|

Para fabricar o iPod é preciso do trabalho de milhares de seres humanos, numa cadeia global. Naturalmente, essa forma de produção é semelhante à de milhares de itens. Mas, como aparelho de ultima geração, o iPod incorpora as mais recentes características da divisão internacional do trabalho.
As multinacionais espalham a cadeia produtiva por vários países, barganhando com empresas e governos "vantagens competitivas": componentes mais baratos, salários e impostos menores, menos obrigações trabalhistas e ambientais. Na divisão final do bolo, os países exportadores de matérias-primas acabam ficando com pouco, enquanto fatias mais gordas vão para os países ricos, que controlam o comércio mundial dos manufaturados.

Na tampa traseira do iPod, a frase "Designed by Apple in California. Assembled in China" (Projetado pela Apple na Califórnia. Montado na China) é a senha para entender como funcionam empresas globais. A Apple não fabrica o iPod, pois não tem linhas de montagem, mas equipes de designers que desenvolvem as características gerais do aparelho.
A Apple concentra-se no design dos produtos e no marketing para o consumidor e fica com o grosso do dinheiro de venda dos aparelhos, além da receita milionária das músicas e dos vídeos comprados pelo iTunes, programa que mistura tocador e loja digital. Em cada aparelho, a parcela correspondente à extração da matéria-prima envolvida é mínima.


1- CRIAÇÃO - O iPod e seus componentes são criados por designers e engenheiros nos Estados Unidos;
2- PEÇAS - As especificações dos componentes são distribuídas entre empresas, a maioria asiáticas, que, por sua vez, passam para outras companhias a produção das peças;
3- MONTAGEM - Empresas de Taiwan, com linhas de montagem na China, juntam, testam e embalam os iPods;
4- DISTRIBUIÇÃO - Da China, os aparelhos seguem para distribuição e venda para todo o planeta. Os Eua são os maiores consumidores.









Quanto custa um iPod
Veja o valor em dólares, dos nove principais componentes do aparelho, a empresa e o local de fabricação.


2,30 - Tampa traseira - Origem variada
2,89 - Bateria - Origem variada
2,37 - Memória - Samsung Coréia do Sul
1,90 - Circuito impresso da placa-mãe - Origem variada
8,36 - Processador de vídeo - Broadcom (EUA) Taiwan ou Cingapura
4,94 - CPU - PortalPlayer (EUA) EUA ou Taiwan
3,70 - Montagem e teste - Inventec (Taiwan) China
21,28 - Todas as 441 peças
20,39 - Tela - Toshiba/Matsushita Japão
2,88 - Controlador de tela - Renesas Japão

Diferenças de renda
A produção globalizada pode ir para qualquer lugar, mas os melhores empregos têm endereço certo: perto da matriz. Muito antes de surgir o iPod, fabricantes de produtos eletrônicos, roupas, tênis e carros já podavam suas raízes e partiam para maquiladoras no México, oficinas no Vietnã ou para outro lugar no qual os custos de produção fossem menores -muito menores- do que nos Estados Unidos.

Informações extraídas de: Guia do estudante Atualidades - 1º semestre 2009

1 .:

Anônimo disse...

Muito bacana a materia, irei colocar em meu site: www.combodigital.com

Parabéns.

Abraços.

Postar um comentário

Não se esqueça de comentar!
Registre aqui sua opinião sobre o assunto e o que achou dele.
Nós agradacemos. ;-)

 
diHITT - Notícias